Confira as novidades em nosso blog. Informações relevantes que irão te ajudar nas atividades do cotidiano.
Precisa de ajuda?
Fale conosco!
Comece uma conversa
Oi! Clique em uma das nossas unidades abaixo para conversar no WhatsApp ;)
A equipe normalmente responde em poucos minutos.
Horário padrão de atendimento das 09:00 às 17:00.

O que diz o Código Civil sobre as assembleias condominiais

As assembleias condominiais são reuniões com previsão no Código Civil para que os moradores tenham a oportunidade de  debater e decidir sobre as principais questões que envolvem o condomínio. Por isso é importante que o síndico e também os condôminos estejam cientes do que diz a lei sobre essa questão. Separamos os principais artigos da legislação para que você fique por dentro e, se preciso, tome as atitudes necessárias.

Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno.

§ 1º Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo.

§ 2º Se a assembleia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino.

Art. 1.351. Depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos a alteração da convenção e do regimento interno; a mudança da destinação do edifício, ou da unidade imobiliária, depende de aprovação pela unanimidade dos condôminos.

Art. 1.351. Depende da aprovação de 2/3 (dois terços) dos votos dos condôminos a alteração da convenção; a mudança da destinação do edifício, ou da unidade imobiliária, depende da aprovação pela unanimidade dos condôminos. (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

Art. 1.352. Salvo quando exigido quorum especial, as deliberações da assembleia serão tomadas, em primeira convocação, por maioria de votos dos condôminos presentes que representem pelo menos metade das frações ideais.Parágrafo único. Os votos serão proporcionais às frações ideais no solo e nas outras partes comuns pertencentes a cada condômino, salvo disposição diversa da convenção de constituição do condomínio.

Art. 1.353. Em segunda convocação, a assembleia poderá deliberar por maioria dos votos dos presentes, salvo quando exigido quorum especial.

Art. 1.354. A assembleia não poderá deliberar se todos os condôminos não forem convocados para a reunião.

Art. 1.355. assembleias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos.  

 

Sumário

Deseja receber um orçamento? Clique no botão abaixo e solicite!

COMPARTILHE ESSE POST