Confira as novidades em nosso blog. Informações relevantes que irão te ajudar nas atividades do cotidiano.
Precisa de ajuda?
Fale conosco!
Comece uma conversa
Oi! Clique em uma das nossas unidades abaixo para conversar no WhatsApp ;)
A equipe normalmente responde em poucos minutos.
Horário padrão de atendimento das 09:00 às 17:00.

Academia em Condomínio: Como implantar + Regras para uso

Moça na academia em condomínio

aasCada vez mais o cuidado com a saúde física e mental têm se tornado uma pauta de grande prioridade entre os brasileiros.

Quem resolve abandonar o sedentarismo e adotar um estilo de vida mais saudável acaba optando por um ambiente bastante conhecido: a academia. 

Todavia essa escolha é cercada de empecilhos: as mensalidades custam caro, há o desgaste de locomoção até o local, a falta de tempo e em alguns casos, a falta de familiaridade com o ambiente também atrapalha o desenvolvimento daqueles que não têm experiência.

Diante de tantas dificuldades, a maioria se frustra e acaba desistindo do sonho de cuidar do corpo. Porém é nesse cenário que surge uma oportunidade valiosa: implantar uma academia no próprio condomínio!

Imagine só pegar o elevador e chegar à academia em menos de um minuto? A comodidade com certeza é uma das principais vantagens de uma academia em condomínio, porém não é a única. 

Confira as 5 top vantagens e benefícios que a academia em condomínio trará para você e os condôminos:

Academia em Condomínio: Benefícios e Vantagens

Valorização do Imóvel: Oferecer esse importante e desejado serviço com certeza vai agregar valor ao seu condomínio, o que é um ponto positivo extra na hora de alugar ou vender os imóveis.

Economia: A academia em condomínio acende uma vantagem muito importante para os condôminos: a economia. Mensalidades em academias não são baratas e esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas desistem de cuidar do corpo. 

Comodidade: Com uma academia em condomínio os moradores vão poder treinar a hora que quiser e sem ter que perder tempo no trânsito. 

Relacionamento: A academia acabará servindo como um espaço de socialização entre os moradores, fortalecendo os vínculos e promovendo o incentivo coletivo da manutenção do bem estar físico.

Saúde e bem estar: Por fim, vale ressaltar que a implantação de uma academia em condomínio é uma forma de incentivar a saúde e o bem estar dos moradores, a simples demonstração de interesse neste aspecto de suas vidas com certeza será notada e valorizada por eles.

Academia em Condomínio: Como implantar

Idoso na academia em condomínio

Se mediante a todas essas vantagens e benefícios você ficou interessado em levar a ideia adiante e implantar uma academia em seu condomínio, leia atentamente as etapas abaixo para ter sucesso em sua implantação.

Etapa 1: Pesquisa com os moradores

Antes de dar início à construção do espaço é preciso confirmar o interesse dos condôminos pelo projeto. Para isso você deverá realizar uma pesquisa por meio de um formulário digital ou impresso. 

Nele você deverá realizar diversos tipos de questionamentos a fim de obter as respostas necessárias para implantação do projeto, tais como:

  • Quais tipos de equipamentos você gostaria de ver em nossa academia?
  • Você ou algum membro de sua família faria uso deste espaço? Se sim, com qual frequência?
  • Em qual horário você fará uso do espaço?

A partir das respostas obtidas você terá uma base sólida para partir para a próxima etapa.

Etapa 2: Elaboração do projeto

Se os resultados retornaram com respostas positivas da maioria dos condôminos quanto à implantação da academia é hora de passar para a fase ativa da elaboração do projeto.

A primeira atitude deve ser a escolha do espaço para a implantação da academia com base  no levantamento prévio da pesquisa.

Enquanto estiver esboçando o projeto leve em consideração o tamanho dos equipamentos, a quantidade de condôminos que irão utilizá-lo, se haverá ou não espelhos e o local de instalação do bebedouro.

Com o esboço em mãos você pode contratar um arquiteto ou um design de interiores para aprimorá-lo e em seguida iniciar a fase de orçamentos, tanto de obras de infraestrutura quanto de equipamentos. Mas abaixo você vai encontrar um tópico exclusivo sobre esse assunto.

Etapa 3: Fazer uma assembleia para apresentar o projeto aos moradores

O terceiro passo para a implantação de academia em condomínio é apresentar o projeto por meio de uma assembleia onde todos os moradores estarão presentes e decidirão por meio de votação se o projeto será implantado ou não.

É aconselhável que o projeto seja compartilhado previamente com os moradores via email para que dessa forma eles cheguem à reunião cientes de todos os detalhes e utilizem o momento para esclarecer dúvidas e dar sugestões.

Na assembleia, após esclarecer todas as dúvidas, os condôminos deverão aprovar o orçamento e as obras, e se necessário, o projeto deverá ser refeito ou ajustado de acordo com o que for discutido.

Etapa 4: Realização das obras 

Nesta etapa, depois do orçamento aprovado, é hora de contratar a equipe que realizará as obras para implantação da academia. O síndico pode optar por uma empresa ou profissionais autônomos.

Também será dever do síndico monitorar as reformas para não extrapolar o prazo previsto de entrega e certificar que os trabalhadores estão executando siga à risca o projeto que a assembleia aprovou.

Etapa 5:  Contrate um professor para a academia

A academia está pronta, os condôminos estão eufóricos para começarem a treinar, porém ainda falta um detalhe essencial: contratar como responsável técnico um profissional de educação física devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Sua função será a de orientar os condôminos sobre a correta utilização dos equipamentos a fim de evitar lesões e acidentes, montar programas de exercícios, zelar pela preservação do ambiente, estimular a participação dos moradores e ajudar o síndico na gestão do lazer.

Importante lembrar que os condôminos que pretendem frequentar o espaço precisam discutir este assunto, já que serão os responsáveis pelos os custos da contratação desse profissional.

Academia em Condomínio: Quais equipamentos comprar?

Equipamento de academia em condomínio

Certamente, a quantidade de equipamentos para a academia no condomínio vai depender do espaço disponível. Assim, no entanto, é recomendável contar com os seguintes itens:

  • Esteiras
  • Bicicletas Ergométricas
  • Estação de Musculação
  • Colchonetes
  • Conjuntos de Halteres
  • Supino
  • Cordas

Academia em Condomínio: Outras Dicas Importantes

  1. O piso da sala deverá ser emborrachado para evitar acidentes, como escorregões, e dar melhor aderência aos equipamentos, como as esteiras, que costumam se movimentar durante a prática esportiva quando o piso é liso;
  2. Ao comprar equipamentos, opte pelos da linha profissional, que são usados em academias. Aparelhos para uso doméstico, apesar de mais baratos, se depreciam em menos de dois anos;
  3. A distância ideal entre os equipamentos varia de 40 cm a 1 m
  4. Espelhos e bebedouro são itens considerados básicos e essenciais em academias, por isso não esqueça deles!

Academia em Condomínio: Regras de Uso

Pessoas treinando na academia em condomínio

Discuta as regras de uso da academia também durante a assembleia de aprovação do projeto.

Para um melhor aproveitamento do espaço por todos, é preciso definir alguns regulamentos para sua utilização e preservação. Discuta pontos fundamentais como:

  • Criação de um controle de acesso ao espaço com registro de dados como nome, data e horário de entrada e saída dos condôminos.
  • Sinalização sobre a forma de uso dos equipamentos, higiene, contra indicações e avisos de segurança.
  • Conscientizar os condôminos sobre o uso da academia ser restrito apenas aos moradores e não aos visitantes
  • Penalidades para os usuários que descumprirem as regras, inclusive com a possibilidade de suspensão temporária ou efetiva do uso;
  • Listar os comportamentos inadequados passíveis de punição como filmar outros usuários durante a prática de exercícios, escutar música em volume alto, falar ou comportar-se de forma obscena, entre outros…
  • Alertar para casos de avarias dos equipamentos ou do espaço, que neste caso, serão de inteira responsabilidade do usuário que causar o incidente.
  • Horário de funcionamento da academia

Conclusão

Implantar uma academia em condomínio exige muita dedicação e paciência , porém os resultados e benefícios compensam todo o trabalho duro!

Proporcionar aos condôminos um estilo de vida saudável e acessível a todos os públicos, desde  idosos, crianças e pessoas cuja rotina dificulta o investimento no cuidado físico é com certeza altamente gratificante e valoroso.

Para mais dicas sobre como cuidar e gerenciar o seu condomínio, assine nossa newsletter e não perca os conteúdos exclusivos da Soluções AC!

 

 

Sumário

Deseja receber um orçamento? Clique no botão abaixo e solicite!

COMPARTILHE ESSE POST