Confira as novidades em nosso blog. Informações relevantes que irão te ajudar nas atividades do cotidiano.
Precisa de ajuda?
Fale conosco!
Comece uma conversa
Oi! Clique em uma das nossas unidades abaixo para conversar no WhatsApp ;)
A equipe normalmente responde em poucos minutos.
Horário padrão de atendimento das 09:00 às 17:00.

5 ações para aumentar a segurança do condomínio em 2023

5-medidas-para-aumentar-a-seguranca-do-condominio-em-2023

Quem escolhe um condomínio para morar o faz principalmente pensando na segurança. Todavia, para assegurá-la, é necessário que os responsáveis pela gestão estejam atentos a algumas medidas e práticas, bem como os próprios condôminos.

Neste artigo listamos as 5 principais medidas que devem ser adotadas para aumentar a segurança do condomínio e garantir a proteção de todos! Confira:

1. Invista em equipamentos de segurança

5-medidas-para-aumentar-a-seguranca-do-condominio-em-2023

O primeiro passo para aumentar a segurança do condomínio é investir em equipamentos de segurança. 

O monitoramento por câmeras é o primeiro e o mais indispensável entre todos os itens de segurança condominial, todavia ele não é o único.

No mercado existem diversos equipamentos e serviços que, uma vez integrados, constituem uma força de segurança capaz de proporcionar resultados altamente satisfatórios. Os principais são:

Cercas elétricas: As cercas elétricas são uma camada de proteção valiosa e que têm um ótimo custo benefício.

O choque ocasionado por elas não mata, mas causa um grande desconforto que com certeza fará com que o invasor se afaste imediatamente!

Além disso, caso alguém tente cortá-las ou desligar o circuito elétrico, as cercas elétricas disparam uma sirene de alarme.

Sensores de presença: Os sensores de presença detectam a movimentação de fontes de calor como pessoas e carros, através de um sensor infravermelho, ligando a lâmpada ou outro equipamento e desligando-a após a ausência, de acordo com o tempo programado.

Dependendo do modelo, o sensor pode detectar presença em uma área de até 18 metros, além de emitir um alarme sonoro.

Aceleradores de portão automático: Outra medida pouco conhecida para aumentar a segurança do condomínio é instalar um acelerador de portões no portão do condomínio.

Essa medida reduz o tempo que se leva para abrir e fechar o portão, evitando a ação de criminosos que se aproveitam da entrada e saída de veículos/moradores para tentar invasões.

Boa Iluminação:  A iluminação é uma das ferramentas fundamentais para garantir o conforto e a proteção dos moradores e auxiliar no funcionamento do circuito interno de câmeras.

Afinal, se os acessos e a área externa de um condomínio estiverem escuros, as câmeras não conseguirão captar com precisão atividades suspeitas.

Outra dica importante é manter as luzes fora do alcance ou protegidas por grades e telas, assim você evita que as lâmpadas sejam roubadas ou quebradas com facilidade.

2. Estabeleça normas claras de segurança

seguranca-do-condominio-em-2023

É fundamental compreender que a segurança de um condomínio não se faz somente com equipamentos de segurança como também pelos próprios condôminos e funcionários.

De nada vai adiantar investir em um sistema de monitoramento hiper avançado se alguns hábitos básicos de segurança não forem adotados pelos moradores. 

Portanto, o primeiro passo para aumentar a segurança do condomínio é o estabelecimento de normas claras que deverão ser seguidas rigidamente no dia a dia.

Algumas dicas que você pode adotar imediatamente são: 

  • Não acionar o portão automático da garagem a longas distâncias
  • Não deixar as chaves do apartamento ou conjunto comercial na portaria
  • Observar as imediações antes de entrar com o carro na garagem
  • Não permitir a entrada de pessoas que tentem se aproveitar da abertura do portão no momento em que você estiver entrando
  • Orientar aos funcionários que jamais permitam a entrada de pessoas não identificadas/autorizadas na ausência do condômino, ainda que sejam familiares/cônjuges deste.
  • Orientar os condôminos a retirarem pedidos de delivery na portaria para evitar a circulação de não moradores no interior do prédio
  • Ter cautela ao contratar prestadores de serviços

Se possível, imprima um manual com as regras estabelecidas e o distribua para os moradores. O mesmo também deverá ficar exposto no mural de avisos do condomínio.

Desta forma, é mais fácil implementar penalidades – que podem variar de advertências a multas – para quem infringir o que foi estabelecido.

Por fim, debata o assunto nas reuniões e assembleias e sempre que possível reforce esses hábitos. 

3. Tenha atenção ao contratar e treinar funcionários

medidas-para-aumentar-a-seguranca-do-condominio-em-2023

Na hora de contratar novos funcionários ou prestadores de serviços, é importante fazer uma checagem completa dos antecedentes do profissional ou empresa.

Para isso, você precisará ter o cpf do candidato. Com este dado em mãos basta acessar o portal do Governo Federal e fazer a verificação. 

Entre em contato também com as referências citadas no currículo e prefira dar preferência para profissionais que tenham referências.

No caso de empresas, uma ótima fonte de busca é o Reclame Aqui. Sempre suspeite de empresas ou pessoas que não tenham referências ou presença online.

Por fim, oriente os condôminos a adotar os mesmos critérios na contratação de funcionários pessoais como domésticas, babás e outros.

4. Faça treinamentos recorrentes com funcionários

seguranca-do-condominio-em-2023

Os treinamentos e reuniões com funcionários são fundamentais para aumentar a segurança do condomínio uma vez que nestas ocasiões a importância dos procedimentos habituais é reforçada e novas idéias para reforçar a segurança podem surgir.

Os treinamentos devem orientar os funcionários na prevenção de invasões, roubos e incêndios, assim como capacitá-los para agir corretamente caso essas situações venham a ocorrer.

A frequência de treinamento pode variar de acordo com a necessidade de cada condomínio, o ideal é que haja ao menos uma reunião a cada 6 meses ou sempre que houver alguma inconsistência na aplicação dos procedimentos.

5. Invista em sinalização

medidas-para-aumentar-a-seguranca-do-condominio-em-2023

As medidas para aumentar a segurança do condomínio devem visar além da prevenção de furtos e invasões como também a integridade física dos moradores dentro das instalações.

Para tal é fundamental investir em placas de sinalização por toda a estrutura do condomínio, tanto nas áreas externas quanto internas.

Sempre que houver uma obra nas dependências, necessidade de interdição do elevador ou de outra área de uso comum, não esqueça de fazer uma sinalização clara e evite acidentes!

Precisa de ajuda para cuidar do seu condomínio?

A Soluções AC está pronta para te auxiliar nas principais atividades cotidianas do condomínio e/ou da sua empresa, orientando sobre os aspectos legais e dando suporte às atividades administrativas do síndico, empresário e/outros gestores. 

Conte conosco também na contratação de prestadores de serviço terceirizados.

Entre em contato agora ou conheça nossos serviços

 

Sumário

Deseja receber um orçamento? Clique no botão abaixo e solicite!

COMPARTILHE ESSE POST